Bairro Velha em Blumenau
Berço da cidade de Blumenau, o bairro Velha, conhecido carinhosamente também por todos como Bairro da Velha, é um dos mais prósperos e desenvolvidos bairros do município. Blumenau atualmente conta com cerca de 350 mil habitantes e é localizado no Vale do Itajaí. Chama atenção não só pelas festas típicas e ativa vida noturna, com pubs e barzinhos - sempre reverenciando o chope, muitas vezes artesanal e produzido na própria cidade -, mas também bela sua economia.
A história do bairro Velha se confunde com a própria história da fundação da cidade de Blumenau. O ribeirão da Velha foi o local em que, no mês de março do ano de 1848, o doutor Hermann Blumenau aportou com a intenção de criar, na localidade onde hoje se encontra Blumenau, uma terra próspera que teria a agricultura como principal meio de sobrevivência.
Nos primeiros anos, o Bairro da Velha demorou a se desenvolver. O processo de colonização manteve o local como uma terra a ser cultivada, já que era de propriedade do Doutor Blumenau. O nome do bairro era esse porque uma senhora de idade avançada que morava às margens do ribeirão no fim do século XIX era bastante conhecida. O ribeirão recebeu esse nome, e logo também a localidade obteve a mesma nomenclatura. Alguns historiadores, porém, afirmam que o nome é este porque haviam duas serrarias, uma no bairro Garcia e uma no bairro Velha, e a mais antiga era a do segundo bairro, por isso acabou recebendo o nome de o local onde fica a velha serraria .
Mas apesar de seu nome, é um bairro que flerta com o que há de novo, moderno e empreendedor. Possui os mais diversos comércios, além de prédios públicos importantes. Carrega a história da importante cidade, que esbanja cultura. O emprego é também um dos ativos mais procurados no bairro, que conta com fábricas, indústrias, e lojas que fortalecem a economia blumenauense, gerando emprego e renda para a população.