Bairro Escola Agrícola em Blumenau
O bairro Escola Agrícola é um dos mais extensos e repletos de história de Blumenau. Atualmente, está entre as localidades com o maior volume de serviços públicos de qualidade: ambulatório, Escola Básica, Cedup e creches são alguns exemplos do quanto o bairro é assistido pelo governo municipal.
Além disso, a iniciativa privada é presente. Laboratório médico, supermercados, mercados e uma via gastronômica com padarias e churrascarias estão à disposição dos moradores. O local é marcado também pela diversidade religiosa, contando com templos e igrejas diversificadas.
A primeira forma com a qual a localidade foi nominada foi Asilo, ainde em 1956. Contudo, desde aquela época era conhecida como Escola Agrícola, porque desde os anos 1930 havia sido criada um centro de educação voltado para a vida no campo. As dependências da escola passaram a abrigar um asilo, e por isso o bairro recebeu este nome primeiramente.
Foi apenas em 2004, com uma nova divisão de bairros, que o Escola Agrícola passou a receber o nome no qual consta até os dias atuais. Foi por meio da luta dos moradores que o nome mudou: um abaixo assinado da associação de moradores iniciou todo o processo.
Viver em Blumenau é um grande avanço rumo a uma vida mais tranquila e confortável. Um dos mais importantes índices que revelam a qualidade de vida em um município, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que Blumenau é o 19º melhor de todo o Brasil, destaque até mesmo dentro de Santa Catarina.
Blumenau atualmente conta com cerca de 350 mil habitantes e é localizado no Vale do Itajaí. Chama atenção não só pelas festas típicas e ativa vida noturna, com pubs e barzinhos - sempre reverenciando o chope, muitas vezes artesanal e produzido na própria cidade -, mas também pela sua economia.