Amortização, o segredo para quitação.

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas quando se deparam com o tempo de pagamento do financiamento, desanimam. Nesse texto vamos mostrar como você pode quitar seu imóvel muito antes do prazo total de financiamento.

Amortização, o segredo para quitação.

Diversas pessoas sonham em comprar sua própria casa ou apartamento, guardam dinheiro por um período para entrada e o restante fazem financiamento. Mas ao financiar o valor se questionam se existe alguma outra forma de reduzir as parcelas. Existe, e o nome é Amortização, e nesse texto vamos explicar melhor.

 

O que é amortização?

 

A amortização de um financiamento imobiliário nada mais é do que a antecipação do saldo devedor. Ou seja, quando assinado um contrato de financiamento com o banco, é estabelecido valores das parcelas e o tempo determinado para quitação, se você efetua o pagamento de uma dessas parcelas a mais, do que a do mês em questão, está amortizando a sua dívida com o banco.


Quando você adianta o pagamento de uma ou mais parcelas do financiamento, geralmente reduz o montante total de juros e taxas que seriam aplicados sobre essas parcelas ao longo do tempo. Além disso, ao antecipar o pagamento, você reduz o saldo devedor, podendo resultar em uma diminuição do número total de prestações restantes. Essa opção é muito utilizada para quem recebe dinheiro extra, bônus, décimo terceiro, férias, entre outros.

 

Quais os tipos de amortização?

Existem dois tipos mais comuns de amortização, a Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e a Tabela Price.

 

A diferença entre esses dois sistemas seria que a Tabela SAC prevê um pagamento maior nas primeiras parcelas e menor do final do contrato, ou seja, os valores vão diminuindo gradativamente conforme o tempo. Já na Tabela Price, as parcelas do financiamento são fixas durante todo o período do contrato. 

 

  • SAC: parcelas com valor decrescente e amortização fixa;
  • Tabela Price: parcelas com valor fixo e amortização crescente.

 

Como funciona a amortização?

 

Conforme informado anteriormente, a amortização ocorre quando é adiantado o pagamento de uma ou mais parcelas do financiamento, diminuindo o tempo de contrato ou reduzindo o saldo devedor. Existem duas maneiras de amortização que vamos explicar resumidamente:

Amortização do saldo devedor:
A amortização do saldo devedor se refere a redução gradual do valor total do empréstimo ao longo do tempo. Quanto menor o saldo devedor, menos juros ao longo do tempo, tornando o empréstimo mais econômico.

 

Amortização das parcelas:

A amortização das parcelas é uma proporção crescente do pagamento mensal que fica dedicada à redução do saldo devedor, contribuindo para a liquidação gradual do empréstimo.

 

Posso usar o FGTS para amortizar?

 

Você consegue utilizar o saldo do FGTS para amortizar suas parcelas do financiamento imobiliário. Para isso, você precisa solicitar a Caixa Econômica Federal, informando o motivo e apresentando os documentos necessários para o saque do fundo.
Caso a caixa seja responsável pelo financiamento, você pode estar amortizando diretamente pelo aplicativo Caixa Habitação.

Essa solicitação pode ser feita a cada dois anos. Lembrando que algumas instituições permitem que você quite 80% da dívida com o saldo do FGTS.

 

Com tantas opções de financiamento imobiliário disponíveis para ajudar a comprar um imóvel com a possibilidade de amortizar a dívida futuramente, conquistar sua casa própria ficou muito mais fácil. Mas lembre-se de escolher sempre a opção de amortização que se adeque ao seu orçamento.

 

E caso pense em adquirir um imóvel, a EBI pode ajudar você nessa procura. Contamos com uma equipe altamente preparada para lhe auxiliar.

 

Encontre seu lugar ideal!


Keywords: Amortização, financiamento, empréstimo, FGTS, imóvel, saldo devedor.

CRECI-SC 2934J

© 2024 EBI - Eu Busco Imóveis - Todos os direitos reservados.